As estreitas ruas de Alte revelam uma aldeia que apesar de não ser pequena, resistiu ao turismo desenfreado que assolou o Algarve. Apesar de nos encontrarmos a cerca de 40 quilómetros da costa, respiramos uma atmosfera completamente diferente que as estâncias balneares nos habituaram. Sem sombra de dúvidas aqui estamos no campo, na tranquilidade das estradas quase desertas, observando gente pacata que leva a sua vida num ritmo pausado, talvez pelo clima abrasador no Verão que desaconselha a grandes correrias.
À vista geral, Alte é um aglomerado de casas brancas de telhados vermelhos que se amontoam pela encosta pouco inclinada da serra.
Quando cá estiver, pare o carro e ande a pé. Percorra as calçadas e escadarias que a atravessam e sinta o espírito da aldeia. O posto de turismo pode ser um bom ponto de partida e por debaixo deste, a olaria onde encontramos uma inglesa que faz azulejos à moda de Alte. Paradoxal no mínimo, porém encontramos algumas peças baratas e interessantes para levar de "recuerdo".
Fotos da Aldeia, Fonte Grande, Fonte Pequena e Cascata (Pêgo do Vigário)
No comments:
Post a Comment