Friday, August 11, 2006

Peru

Dia 11

Ja estou no Peru!
Após mais uma dose no bus finalmente chegamos ao Peru. Saimos de Loja por volta das 23h... chegamos à fronteira por volta das 3h... ficamos duas horas à seca porque entre a 1:45 e as 5 da manha nao entra ninguem no Peru... entao mas porquê que... enfim... America do Sul my friends...
Ja de manha chegamos a Piura... fomos trocar os dolares por "soles" e apanhamos outro bus para Chiclayo... Aqui fizemos uma pequena viagem até Lambayeque onde fomos visitar o "Museo Tumbas Reales de Sipan" onde como o nome indica vimos o tumulo do "Senhor de Sican" entre muitas outras coisas... Só como nota, o Senhor de Sican pertencia ao povo Mochica... civilizaçao pré Inca...

Entramos mais uma vez num Bus e viajamos até Trojilho... mais uma vez fujimos da confusao da cidade e viemos dormir a uma aldeia de pescadores e surfistas... boa onda... chama-se Huanchaco... vale muito a pena... mas amanha conto-vos...

Dia 12

Epah esqueçam tudo o que vos disse de mal acerca do transito no Ecuador... nos primeiros 5 minutos num taxi no Peru ia tendo um ataque cardiaco... Isto é impressionante...é a anarquia total... nao consigo explicar... é a mil...

Aparte disso hoje foi um dia muito interessante... começamos por visitar o palacio Tschudi (Chan Chan) pertencente á civilizaçao Chimu que coincidiu com a Inca e que foi conquistada por esta ultima. Depois seguiram-se dois locais de culto dessa mesma civilizaçao ( Huaca Esmeralda e Huaca del Dragon) e por fim o Museo de Sitio Chan Chan. De tarde visitamos "La Huaca de la Luna e del Sol" pertencentes â civilizaçao Mochica ou Moche como preferirem. Esta ultima foi impressionante.

Ao fim da tarde tivemos na praia de Huanchaco... Vimos os locais com os seu "caballitos de totora" que sao umas canoas feitas de "totora", uma especie de colmo, que eles utilizam para pescar...

Sacamos umas fotos ao por do sol... e depois deliciamo-nos com marisco e pescado locais... um manjar mais que merecido...

Dia 13

Acordamos relativamente cedo... o sobrinho do Diogo nasceu hoje... Bem vindo puto Fred!!!!
Despachamo-nos e saimos para Trujillo.. Iamos apanhar o bus para Huaraz... mas quando la chegamos só havia bus as nove da noite... "c´ázia". Almoçamos por ali e fomos até ao centro histórico... encontramos um casal de canadianos, Miguel e Jenica... ficamos na palheta com eles um bocado... demos umas voltas... enfim... matando tempo... Ás nove abalamos...

Dia 14

Chegamos a Huaraz... nove horitas de viagem... a chegada fomos bombardeados com peruanos e os seus panfletos dos hoteis e agencias de viagens... bem...nao sei com nao corremos com os ca.... ao pontapé... apos nove horas de viagem, mal dormidas nao ha paciencia... juro-vos.

La chegamos ao hotel... enquanto esperavamos por um quarto ficamos num terraço com uma vista espectacular sobre a Cordilheira Branca.... um solzinho excelente... e um grupo muito engraçado... Jack, 45 anos, holandes... vendeu a casa largou tudo e anda a viajar... saca fotos que vende e vai-se orientando... Susana e Anna duas dinamarquesas, estudantes... estao a terminar a viagem...vieram da Bolivia e vao terminar no norte do Peru... Temos também o Ivan... Alemao, é o responsavel financeiro de uma empresa automovel... e o Brian, um irlandês que também vendeu a casa e abalou... no entanto quando voltar ao fim dos 10 meses tem o seu emprego garantido (ha paises e paises)... este louco comprou um cavalo andou uns dias com ele pelo Peru... e algumas cidades depois vendeu... :)

Enfim é com estes chalados e com a Michele, uma Inglesa de 39 anos que vamos passar 5 dias na Cordilheira Branca...

De tarde demos uma volta pela cidade... e ao fim do dia sentamonso a lareira na conversas com estes artistas e mais alguns... é lindo conhecer estas vidas...

A noite fomos jantar a um tailandês... muito bom...

Dia 15

Tinhamos um passeio hoje mas nao fomos...amanha saimos para a montanha e vamos la ficar 5 dias... incontactaveis... por isso nao vao haver nvidades por aqui... mas nao se preocupem... esta tudo acautelado...

Hoje vamos comprar umas coisas para levarmos e prepar as mochilas com toda a tralha que é necessária...

Ja enviei mais fotos... as que faltavam do equador da camera do Diogo e algumas do Peru...

O tempo escasseia... nao vamos ver tudo o que queriamos... mas optamos por viver os sitios em que estamos em vez de chegarmos a Portugal tendo passado por todos os sitios e nao ter vivido nada... o Peru cá continuara por mtos anos...

Dias 16 a 20

De regressoda montanha...Foram cinco dias muito engraçados... formamos um grupo de 10 pessoas: eu, Diogo, Michelle (england), Mr.Bean ( Irish), Susana and Anna (Denmark), Shon and Cristian (Australia), Jan (germany) and Veronika (Suiça)... e foi a risada...macacadas, cartadas... "bufalo"... para além disso fartamo-nos de andar... subimos até aos 4800 metros... vistas espectaculares... lagoas lindas... os Andes sao espectaculares... mais concretamente a cordlheira branca que foi por onde andamos...

5 dias sem tomar banho...quer dizer...os tugas e o irlandes ainda tomaram um pseudo-banho num rio... que frio... iamos morrendo (que exagero)...a agua tava tao fria que quando sai estava com espasmos... ate os lumbricoides batiam palmas...

mas a historia mais alucinante passa-se na quarta manha... acordo, saio da tenda e dou literalmete de caras com uma vacazorra à porta da tenda...ate aqui tudo bem... elas "andem" por todo o lado... pego a bolsa com pasta dos dentes e tudo isso e vou tratar da minha higiene junto ao rio... estranhei o comportamento da vaca... estava feita parva a olhar para a bolsa que tava no chao...mas nao liguei... quando termino e me viro para arrumar as coisas, está a "velhaca" a baldear-me a bolsa e a sacar um saco de plastico de lá de dentro... nao é que cabra (vaca) me banhou a barra se sabao azul e a comeu... com saco e tudo... Também "ádes" ficar 2 mesesa cuspir bolas de sabao...

em relaçao ao resto espreitem as fotos... é a melhor forma de terem uma noçao do que foram estes 5 dias...

Dia 21

É dia de deixar huaraz... mais um grupo especial que fica para traz...mais uns dias espectaculares que ficam na memoria... mas temos de contiuar...o tempo nao para...

vamos viajar durante a noite para Lima...devemos chegar la ja de manha... nao quero perder muito tempo em lima... pelo que me têm dito nao ha muito para ver... cidade grade, noite... um ou dois museus... vai ser do geero: "é giro nao foi?"

Hoje ainda em Huaraz é capaz de haver uma futebolada...Peru vs. Resto do mundo... depois e fazer as malas e abalar...

Chico Pampilho...

Obrigado pela noticia... sim porque o pai já despachou a liceciatura... ;) obrigado tambem pela cena do codigo...

Dia 22

Saimos de Huaraz ontem a noite... despedida estranha...

Ontem acabamos por fazer a tal futebolada... o nosso grupo contra peruanos... perdemos poor um golo mas isso nem foi o pior... experimente jogar meia horinha a 3100 metros de altitude... ao intervalo so pensei: "estupido do car... ças!" faz uma diferença brutal...

Chegamos a Lima por volta das 5:30h da manha... nao deu pa ficar na casa da peruana ( no comments)... ficamos no Hostal... Na tarde fomos a uma agencia tentar orientar estes ultimos dias... fazer contas a vida e ao tempo ue nos resta... temos tudo organizado ate Cusco... la logo se vê ;) Certo é que temos voo de Cusco para Lima no dia 31 e depois 25 horas de bus até Quito... Chegamos no dia 1... no dia 2 devemos ir ao mercado de Otavalo e dia 3... Portugal!

Na noite ligamos a Erika (chica que conhecemos em Quito) que agora esta a viver em Lima... mudamo-nos para casa dela...

Dia 23

Despedimo-nos da Erika as 5:30 da manha... apanhamos o bus e chegamos a Ica por volta das onze... visitamos a "Bodega Vista Alegre" uma fabrica de vinho, depois uma associaçao de produtores de vinho (forma artesanal) e por fim fomos a Huacachina, um oásis no meio do deserto... no meio da cidade também nao se chamaria oásis né? Fomos tentar fazer sandboard... nao sei se foi de ter provado tanto vinho antes mas nao dei uma pa caixa...

Seguimos entao viagem para Nazca num dodge com 40 anos... 3 lugares a frente e 4 atràs... esses mesmos... que viagem... Chegamos apos duas horas e fomos sobrevoar as linhas de nazca, condor, aranha e todos os outros...

Seguimos hoje as 23h para Arequipa... 8 horitas num bus cama... é a primeira classe cá do sitio... tem de ser...

Dia 24

...qual oito horas de viagem qual quê?!!!! Chegamos a Arequipa ja eram nove e tal da manha... ja estava amarelo, enjoado... dass!!! fui aos "baños"... MEUS DEUS!!!!!! ...nao vou contar... chegamos ao hotel e... "pufa"... bem passei a tarde no hotel... acho que foi um filha da mae de um refresco que bebi ao jantar...

Dia 25

Acordamos as 2:30h da manha... seguimos para o "Colca Canion"... ver o segundo maior desfiladeiro do mundo e os condores a coisa de dois metritos de nós...em pleno voo... amazing photos!!! Ainda tive aos amassos com uma lama... e vi uma dança tradicional Inca... em que os rapazes para poderem dançar com as raparigas se disfarçavam de raparigas... uma cena uma beca gay... mas enfim... ao fim de um mês com o Diogo uma pessoa já tolera as opçoes de cada um de outra forma...

Epah tinhamos uma guia... BRONCA... ela nem era má pessoa mas... epah... poijatao!!

Ao fim do dia fui ao "Museo de Yanque" onde está a "Juanita", para quem nao sabe a mumia que foi encontrada no Vulcao Ambato... foi oferecida como, tantas outras, ao Deuses Incas com o objectivo de estes "se apaziguarem" e nao os punirem mais... muito sucintamente é isto... ela está realmente mutio bem conservada...

Já estao mais fotos no site...

Dia 26

Viajamos de Arequipa para Puno... Chegamos a meio da tarde... a cidade nao tem nada de mais para ver... demos um volta até à hora de jantar... terminamos um dia num barzinho com musica ao vivo... o bacano parecia o Titi...

Nao nos "esticamos" muito.. amanha saimos cedo para o Lago Titicaca... vamos la passar o fim de semana...

Dia 27

Lago Titicaca... encheu-me a alma!

Saimos de Puno pela manha... visitamos as ilhas Uros... sao ilhas artificiais e flutuantes, constituidas na sua grande maioria por totora; material que também utilizam na construçao de canoas, barcos, casas...

Sequimos depois para Amantani... faz parte do conjunto de locais sagrados presentes no traçado existente na Cruz Inca... Fomos recebidos por uma familia local... ficamos em sua casa, partimos lenha para o lume, almoçamos da sua comida... tudo muito rustico, vivendo como se um deles fossemos... nao há água potável... nao existe luz electrica... a fazer lembrar o Portugal do nossos bisavos... reporto-me ao meus que viviam em plena serra Algarvia... em relaçao aos betinhos possivelmente terao que recuar mais uns aninhos... ;) na tarde subimos ao local sagrado da ilha... lá existem dois templos, "Patchamama e Patchatata"... o primeiro estava com algumas pessoas... resolvi fugir para o outro... practicamente destruido mas imensamente vazio... vazio de gente... sentei-me numa ravina, acima das aves e contemplei o mais espectacular pôr do sol que alguma vez vi... o objectivo era esse.. mas vi muito mais que aquele por do sol...

Após o jantar a luz das velas houve uma festa...todos vestidos a rigor, musica tradicional... bailamos como eles, ou pelo menos tentamos... nao houve rock, salsa... nada disso... estamos com os Incas, ou pelo menos o que resta deles... A festa terminou muito cedo... ou pelo menos eles queriam que terminasse... dois "tugas", duas uruguaias e um "zuca" fizeram questao de a prolongar... pedimos a viola, sentamo-nos em roda, ...

Dia 28

Acordamos bem cedo... metemo-nos (que palavra) no barco e fomos até a ilha Taquille... esta sim ja bastante desenvolvida... utilizam isqueiros para acender as velas... ;)

Almoçamos por lá... o nosso guia, que era a seca da vida, la nos explicou algumas tradicoes locais e rumamos a Puno... bom fim-de-semana...

Agora vamos ligar para um numero que temos ali porque alguem tem os nossos bilhetes para Cusco... nao sabemos a que horas vamos nem onde anda esse alguém...

Photos At:

1 comment:

Nuno said...

Grande... A viagem, a avaliar pelos vossos relatos, tem sido do melhor... De enaltecer a riqeuza lexical que tens utilizado... Nunca pensei...=) E que bela construção de frases.. Bem, deixando de gozar contigo, so para vos mandar um grande abraço e voltem rapidamente a postar porque 5 dias sem essas belas notícias é mto tempo. Grande abraço mano. Mandei sms paar o teu telemóvel mas não sei se o levaste... Já acabaste o curso, puto... Parabéns... Tiraste 11 no exame de estudos de caso. O resto da maltinha tb se safou... Abração