Monday, August 28, 2006

Peru - last week

A ultima semana já cá está... parece que foi ontem que sai de Lisboa... mas quando penso no que já vivi parece que foi há muito tempo... é mais uma vez esta dualidade que me caracteriza a vir á tona... dualidade essa marcadamente presente em toda a cultura Inca... nao há Sol sem Lua, nao há Mulher sem Homem... "nao há sim sem nao"... isto já digo eu... tudo me parece tao actual mas no entanto eles ja cá nao andam ha uns anitos... enfim...

Vamos iniciar a ultima semana em Cusco... Possivelmente dos locais mais sagrados por onde vamos passar, logicamente que também englobo Machupichu, mas também dos mais visitados... só espero nao andar a tropeçar em "gringos" e aos empurroes para tirar fotos... já temos um plano para subir a Machupichu... vamos sair as 4 da manha e subir durante a noite... mas nao vos conto mais nada porque "eles andem ai"...

Dia 29

Chegamos a Cusco... Impressionante cidade... uma mescla de Sintra com algo de encantado... nao que Sintra nao tenha encanto... pela manha visitamos o centro historico, igreijas, praca de armas... Na tarde fomos a alguns templos... Saqsaywaman, Q´engo, Pukapukara e Tambomachay... muito interessantes... na noite encontramo-nos com a nossa amiga da republica Dominicana que nos deu uma "maozinha" por aqui...

Dia 30 e 31

Saimos bem cedo de Cusco em direccao ao vale sagrado... passamos pelas ruinas de Pisaq (espctacular as explicacoes do nosso guia) e tambem por Ollantaytambo onde existem mais umas ruinas Incas... Ollantaytambo é a ultima cidade antes de Machupicchu... e só se aceda a esta ultima de comboio... a meio da tarde vamos para comprar os bilhetes... estavam esgotados... foi a azia das azias... tinhamos que voltar a cusco no dia seguinte pois na quinta de manha temos voo para lima... em suma esta era a nossa unica hipotese de ver o nascer do sol em Machupicchu... após alguns
stresses mandei para o ar: -"e se fossemos a pe pela linha de comboio?" ...Apos alguns minutos estavamos a comprar sandes e lanternas... o objectivo era levarem-nos ate ao km 82 da linha e apartir dai caminhar, caminhar... qualquer coisa como 5 horas... tentar arranjar algem que nos levasse ate ao ponto 82 foi como transacionar orgaos no mercado negro... cena estranha... para alem disso avisaram-nos que poderia haver controlo e nao nos deixarem prosseguir... mesmo assim la fomos...

Apos essas 5 horas... a escondermo-nos dos comboios, e de luzes que nao sabiamos o que eram... pensamos em tudo... fiscais, droga,... escondemo-nos nas ravinas um bom par de vezes... numa das vezes passa "alguem" a correr pela linha em sentido contrario (borramo-nos todos)... Apos selva, tuneis, barulhos estranhos, lá chegamos a Machupicchu... exaustos a todos os niveis... o meu joelho parecia e parece dois... cocheava a grande... isto eram quase duas da manha e a subida para machupicchu estava prevista para as quatro... após parar um pouco quando me tento andar já nao consigo... la me arrastei para uma pensao (nojenta) onde ficamos ate aos 4:30h... nao preguei olho... abdicamos de subir a pé ate Machupichu... havia um bus as 5h que nos levava lá... assim foi... com a ajuda de uma pseudo muleta consegui chegar ao cimo de Machupicchu e ver o nascer do Sol... no comments!

Mae já estou melhor ;) beijinhos

Dia 32

Apanhamos o voo para Lima... atrasadissimos mas lá nos deixaram embarcar... Vim dar uma volta pelo centro histórico de Lima... vale a pena... mas a vontade de chegar comeca a apertar... o regresso ja se iniciou... Daqui a duas horas apanho o bus para Quito... vao ser 28 horas de viagem... nao vale a pena pensar nisso....

Vou ver se me mentalizo... ate la deixo-vos com um dos momentos da viagem... Lago Titicaca...

Dia 33

Continuo dentro do bus...

Dia 34

Fodass.... Peço desculpa a todos pela expressao mas foram 40 HORAS dentro do filha da mae do bus... ora avariava, ora ficava sem gasoleo... era ouvir marteladas a meio da noite com o bua parado no meio do nada... e tudo muito calmo como se nada fosse... tudo tranquilo da vida... só visto.

Estou de volta a Quito... quando chegamos a casa da Giada, Veronika e Milaydi aquilo estava uma confusao... houve festa rija, na qual, supostamente, deviaria-mos estar presente... maldito bus... aproveitamos para dar uma volta ao mercado e agora estamos de volta... vou tomar um belo banho e descançar... amanha parto para Lisboa... sao mais umas 16 horitas... enfim... esta a terminar...

Dia 35

Back Home!!!

Mais uma secazita em Caracas... o voo da Tap atrasou-se... 6 horinhas a "anhar" no pior aeroporto de sempre... mas ja ca estou... sabe mesmo bem regressar...

Obrigado aos manos de ca pelos comments, pelos mails... sabe bem receber noticias quando se esta fora... thanks pelas msgs...

Em relaçao a viagem foi o que viram... mais tarde irei escrever algo... para ja vou descansar que hoje ja se trabalha... "ah vidinha boa!!!!!!!"